Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Data de publicação: 16 de novembro de 2021
A Prefeitura de Monte Belo do Sul, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, reforça a frequência de dias da coleta de resíduos, tanto na zona urbana quanto na zona rural. Confira:
Dias da Coleta de Resíduo Sólido Urbano:
Orgânico/Rejeito: Segunda, quarta e sexta-feira, na parte da manhã.
Reciclável: Quarta-feira, na parte da tarde.
Pontos de Coletas de Resíduo Sólido Reciclável na Zona Rural:
1° segunda-feira do mês: Comunidade Pederneira; Comunidade 80 da Leopoldina; Comunidade Santo Isidoro.
2° segunda-feira do mês: Linha Fernandes Lima; Comunidade Capela São Pedro; Comunidade Nossa Senhora do Caravaggio.
3° segunda-feira do mês: Comunidade São José; Comunidade Colussi; Comunidade Santa Bárbara; Comunidade Capela Nossa Senhora da Saúde; Comunidade Capela Santa Rita; Comunidade Linha Armênia Alta – Rosário; Comunidade Linha Armênio Baixa (Graças); Comunidade São Marcos.
Mas, afinal, o que é rejeito?
Os rejeitos são resíduos para os quais ainda não há tecnologia ou viabilidade econômica para o seu reaproveitamento ou reciclagem. Por exemplo, os resíduos de banheiro, como papel higiênico usado, absorventes femininos, camisinha e fraldas descartáveis. O que hoje é rejeito, amanhã pode não ser, se houver viabilidade para a reciclagem ou reaproveitamento. Na Inglaterra, foi inaugurada recentemente uma fábrica de reciclagem de fraldas descartáveis.
É bom lembrar que, na cozinha, também são gerados rejeitos, como guardanapos sujos e filme plástico sujo de sangue que envolve a carne que vem do mercado.
Muitas pessoas têm dúvidas quanto aos rejeitos. Será que as bandejas de isopor dos mercados são rejeito ou reciclável? E os pacotes de bolachas ou de chips? Todo tipo de plástico é reciclável?
Fica a sugestão: separe o resto de comida como orgânico, os resíduos do banheiro ou papéis sujos gerados na cozinha como rejeito e coloque todos os demais resíduos no saco de recicláveis. Assim, os recicladores, como profissionais, saberão, na hora da triagem, separar os recicláveis que têm comercialização e o que realmente é rejeito, pois eles entendem do assunto.
Fora os orgânicos e os rejeitos, praticamente tudo é reciclável. Se hoje ainda não é, na próxima semana poderá vir a ser, em função do alto desenvolvimento tecnológico. Os resíduos, agora, têm valor. Mas esse ganho para o meio ambiente e para as futuras gerações só ocorre com as nossas pequenas ações, que juntas, garantem melhor qualidade de vida para todos.
Nossa realidade atual: Orgânicos + rejeitos = um recipiente | Recicláveis = outro recipiente
Rejeitos de VIDROS, CERÂMICAS E SEMELHANTES
- Vidro de automóveis
- Vidro de janela
- Espelhos
- Cristais
- Lâmpadas incandescentes
- Vidro de boxe de banheiro
- Vidro temperado
- Ampolas de remédios
- Cerâmicas, porcelanas, pirex e louças
- Acrílicos
- Boxes temperados
- Lentes de óculos
- Tubo de TV
- Gesso
Rejeitos de PAPÉIS
- Papel celofane
- Papel parafinado
- Papel metalizado
- Papel carbono
- Papel Higiênico
- Papel laminado
- Papel plastificado
- Guardanapos e papel toalha com restos de alimentos
- Fraldas descartáveis
- Embalagem longa vida
- Etiquetas e adesivos
- Bituca de cigarro
- Fotografias
- Fita Crepe
- Saco de cimento
Rejeitos de METAIS
- Latas enferrujadas
- Clipes e grampos
- Esponjas de aço
- Latas de tinta, verniz, inseticida e solvente
- Aerossóis
Rejeitos de PLÁSTICOS
- Pote mole de iogurte
- Espuma
- Canos
- Tomadas
- Cabo de panela
- Embalagem de salgadinho (que não for reciclável)
- Celofane
- Embalagem a vácuo
- Filtro de ar para veículos
- Copo siliconizado
- Isopor (poliestireno extendido) **
OUTROS
- Espuma Vinílica Acetinada (EVA)
- Rolha de Vinho (feita de cortiça)
Observações:
** Isopor: este material (espécie de plástico) pode ser reciclado. Porém, muitas empresas que trabalham com reciclagem rejeitam o isopor em função do baixo retorno financeiro que representa.
DESCARTE ELETRÔNICO
Vamos dar o destino adequado!
Todo o material eletrônico precisa ser destinado de forma correta quando não possui mais uso. Pensando em facilitar ao cidadão, e principalmente cuidar e preservar o meio em que vivemos, a Prefeitura Municipal através da Secretária de Agricultura e Meio Ambiente promove a campanha para recolhimento do lixo eletrônico na semana do Meio Ambiente – Primeira Semana de Junho.
O ponto de coleta é a Prefeitura Municipal em horário comercial, sendo temporário o seu depósito para posterior recolhimento de empresa habilitada.
Saiba quais os materiais que serão recolhidos:
Televisores, Rádios e Monitores;
Celulares e carregadores;
Brinquedos Eletrônicos;
Equipamentos em geral de informática;
Aparelhos Domésticos;
Cabos e fios em geral.
DESCARTE LÂMPADAS FLUORESCENTES
Embora não recicláveis, devem ser coletadas separadamente e não descartados com o lixo comum, pois em contato com o meio ambiente podem gerar contaminação do solo e água.
Devem ser devolvidas na Empresa vendedora do produto de acordo com a Política da Logística Reversa e Responsabilidade Compartilhada para posterior disposição final ambientalmente adequada.
Resíduos orgânicos - Todo resíduo de origem vegetal ou animal, ou seja, todo lixo originário de um ser vivo. Exemplos: restos de alimentos como carnes, vegetais, frutos, cascas de ovos, toalhas de papel molhadas ou engordurada, restos de poda, ossos, sementes, erva-mate, borra de café e chá, cinzas, restos de vegetação e galhos finos e dejetos de animais domésticos.
Rejeito - Papel higiênico, absorventes, fraldas descartáveis, cotonetes, preservativos, espuma, etiquetas adesivas, papéis plastificados, metalizados ou parafinados (embalagens de salgadinhos e biscoitos), papel celofane, papel carbono e fotografias, fitas e etiquetas adesivas, acrílico, cerâmicas, pratos, pirex e similares, tecidos e trapos sujos, pedaços de couro, restos de cinzeiro, ciscos, poeira de varrição, esponjas, lã de aço, porcelana, rolhas de cortiça.
Recicláveis Secos – É a parte dos resíduos sólidos que pode ser utilizada como matéria prima na produção de novos materiais. Como exemplos de materiais que podem ser reciclados estão o plástico, o papel, o vidro e o metal.
Para empresas prestadoras de serviço de Monte Belo do Sul, clique para aderir à Nota Fiscal de Serviços Eletrônica.
Consulte os serviços que a Prefeitura de Monte Belo do Sul fornece aos cidadãos e empresas.
Confira a relação de contemplados pelos recursos federais advindos da Lei Aldir Blanc.